December 5, 2020
Olá!
Durante os últimos anos experimentamos diversas soluções, tecnologias e softwares. Sendo que agora queremos dividir um pouco das nossas descobertas com vocês.
Gimp
Há muitos anos usamos o Gimp como nosso principal software de edição de imagens, lá pelos anos 2004/2005 o conhecemos durante os festivais de instalação de Software Livre (FLISOL) e desde então o temos utilizando, principalmente pela facilidade de funcionar tanto em distribuições linux e no windows.
link: www.gimp.org
Archlinux
O Archlinux é utilizado por um dos nossos fundadores como principal sistema operacional em desktop/notebook desde 2007, anterior a isso era usado o slackware.
O Archilinux conseguiu entregar estabilidade e controle para que pudesse ser um desktop linux de uso diário e também para o perfil desenvolvedor.
Pode ser que ele não seja a distribuição linux mais amigável para quem está começando, porém é uma ótima distribuição para quem quer aprender a usar realmente linux e deseja ter o controle sobre sua estação.
link: www.achlinux.org
GitLab
Quando iniciamos nossos trabalhos conjunto na dukitan, percebemos que precisavamos de uma ferramenta de controle de versões de código fonte que pudesse entregar: privacidade, facilidade e eficiência.
Nossa equipe já tinha prática com diversos sistemas de controle de versão (cvs, subversion, visual source safe, clearcase, rational team concert, git). Quando comecamos a pesquisar uma solução que pudesse ser free (redução de custo), porém que pudesse suportar nosso crescimento e permitir um suporte (subscrição), entendemos que na epoca o gitlab era e ainda é uma das melhores opções.
link: www.gitlab.com
Ionic
De cara tivemos algumas dúvidas sobre a capacidade da plataforma, pois estavamos acostumados com a construção de aplicações nativas, vimos a evolução e a união das categorias de dispositivo como telefones em android 2.3 e tablets em android 3.0 e algumas complicações que ocorreram durante essa transição.
Porém uma grata surpresa! O ionic era extremamente familiar, mesmo para nós que não tinhamos conhecimento em angular, typescript, cordova. Pois como nossa equipe sempre esteve muito ligada a tecnologias de sistemas web (perl, php, asp clássico, asp .net, servlets, jsp, jsf, primefaces) a combinação de estruturação de tipa do javascript, somado ao HTML e CSS facilitaram muito nossa migração, ainda mais com o angular e o ionioc estruturando e organizando cada elemento que deveria ser construido de forma padronizada, sendo assim é uma plataforma ótima, temos muitos aplicativos ainda funcionando até hoje em ionic 3, fizemos alguns testes com ionic 4, mas resolvemos não migrar, não havia motivação suficiente para isso, então ionic é uma tecnologia híbrida que deve ser respeita e pode produzir bons resultados para diversas aplicações.